O que é Transtorno de desenvolvimento?

 O metodo de reconhecimento do Transtorno de Desenvolvimento fundado em Abril de 2005 diz que doenças e características como as abaixo são consideradas「Transtorno de Desenvolvimento」Autismo※1, Síndrome de Asperger※1, Transtorno invasivo do desenvolvimento※1, Dificuldades de aprendizagem※2, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade※3.

※1 Autismo pode ser chamado de "Espectro do autismo(ASD)"

※2 Dificuldades de aprendizagem pode ser chamado de "Transtorno de aprendizagem localizada SLD"

※3 Déficit de atenção e Hiperatividade pode ser chamado de "TDAH"

 

※Neste site apresentamos um manual de reconhecimento baseado no DSM-5


características de cada doença


●Transtorno do espectro autista(ASD:Inclui a Síndrome de Asperger)

Prevalência:1%(Centro de pesquisa psicólogico e nervo

A. Tem como característica a falta de comunicação social e interação interpessoal em múltiplas situações.

 

(1)Não se sente à vontade ao ficar muito perto de outras pessoas e de manter uma conversa. E também não consegue transmitir o que está sentindo e de manter um relacionamento interpessoal.

(2)Há dificuldades em fazer contato visual, entender gestos, usar gestos, por exemplo, têm dificuldade em usar a comunicação não-verbal. Não são bons em ler expressões faciais.

(3)Há uma dificuldade em desenvolver relações interpessoais, por exemplo, trata uma pessoa que nunca havia visto antes com insolência. Não conseguem tomar ações e se adequar ao ambiente em que vivem. E têm dificuldade de brincar com outras pessoas e de fazer novos amigos.

B. Ações, interesses,comportamento restrito e repetitivo

 

(1)Enfileirar brinquedos, fechar e abrir portas repentinamente e também usar o corpo e coisas para ficar fazendo movimentos repetidos. E às vezes ficam encenando trechos de clipes e comerciais.

(2)Têm preferências por identidades e costumes, não conseguem fazer as coisas em ordens diferentes, às vezes comem as mesmas coisas todos os dias. Se o planejamento feito para aquele dia não for como planejado podem ter ataques de pânico.

(3)Têm restrições em relação aos seus interesses e não se interessam por quase nada. Porém, caso gostem muito de alguma coisa, podem acabar se imergindo.

(4)Têm dificuldades de organizar a estimulação sensorial. Por exemplo, podem cair e não chorar mas podem ouvir um barulho diferente e entrar em pânico.

C. Os sintomas acima são vistos no desenvolvimento precoce.


●Transtorno de Aprendizagem Específico(Specific Learning Disorder : SLD)

Prevalência:2~3%(Centro de pesquisa psicólogico e nervo

 

 Mesmo que a pessoa não tenha atraso significativo no aprendizado, podem ter alguns problemas. Segundo a medicina, ter dificuldade de ler, escrever, fazer contas é uma deficiência. Da parte educacional, ter dificuldade 「ouvir, falar, escrever, fazer contas, deduzir」 também são ditadas como uma deficiência. Conseguir ler e escrever sem nenhum problema porém não conseguir fazer contas tem o nome de Discalculia e pelo contrário,  conseguir fazer contas porém não conseguir ler e escrever tem o nome de Dislexia


Déficit de atenção・hiperatividade (Attention Deficit / Hyperactive Disorder : AD/HD)

Prevalência:2~3%(Centro de pesquisa psicólogico e nervo

 

 Déficit de atenção (Não consegue se concentrar, esquece muito as coisas), Hiperatividade (Não consegue ficar quieto), Impulsividade (Não consegue esperar a sua vez, faz as coisas antes de pensar, acaba burlando o planejamento); são essas as maiores características. Há pessoas com Déficit de atenção ou Hiperatividade e pessoas que possuem os dois tipos juntos. No total temos 3 casos distintos. Em época de escola os meninos acabam apresentando alguns sintomas em seus comportamentos, porém na idade adulta acabam se destacando pelos esquecimentos e pela falta de atenção, e com isso acabam tendo dificuldades no seu cotidiano. Conseguimos identificar esses sintomas em muitas mulheres também.